APRESENTAÇÃO
DA ESCOLA
A escola de Ensino Fundamental
José Firmino Filho, está localizada no Sitio Carneiro, no
Município de juazeiro do Norte – Ceará, tendo como ponto de
referencia o açude dos carneiros. Foi fundada na gestão do Senhor
prefeito Manoel Salviano Sobrinho; e inaugurada um ano depois, já
na administração do Senhor Prefeito Carlos Alberto da Cruz. A
escola recebeu esta nomenclatura pelo fato do terreno ter sido doado
pelo Senhor José Firmino Neto Homenageando seu Genitor.
Sua estrutura física é
composta por duas salas de aulas, uma diretoria que divide seu espaço
com a secretaria, uma cantina, um depósito destinado para a merenda
escolar, outro destinado para o material de limpeza.
A administração da escola
está desde 1994 sob a responsabilidade da Professora Maria do Carmo
Lecínio Pessoa Barbosa e seu quadro funcional é composta por: um
diretor, três professores, um auxiliar de serviços gerais e um
vigia.
Partindo do pressuposto que a
escola é uma extensão da família, uma extensão da sociedade, a
mesma pode contar com a participação, entrosamento e
conscientização sincera de todos que faz, para obtenção da
melhoria no crescimento e no reconhecimento da cidadania perante a
comunidade para que no futuro próximo visualizar uma sociedade digna
de qualquer cidadão
Atende a uma clientela
carente, mas que acredita que a educação é o caminho certo para
minimizar seus problemas e para a melhoria de vida. No intuito de
suprir as dificuldades existentes em nossa comunidade, a escola
desenvolve o seu Projeto Político Pedagógico, uma vez que o mesmo
está voltado para o atendimento das necessidades sócio- políticas
dos alunos. Por esse motivo considera-se fundamental a articulação
entre a escola e comunidade..
A clientela da escola é
carente em vários aspectos, principalmente na esfera social que
conseqüentemente incuti no ensino – aprendizagem. São alunos do
Próprio Sitio, com alguns dos sítios vizinhos; Constituída de
Crianças e adolescentes, na faixa etária de 06 à 14 anos.
A comunidade do Sitio Carneiro
é, constituída por famílias de baixo poder aquisitivo e que grande
parte destas, trabalha em serviços eventuais; as mulheres, além da
tarefa doméstica, têm que trabalhar no roçado, ou como cozinheira
em casa de família, ou como vendedora ambulante; os homens, por sua
vez, não podem arcar com as despesas da casa, uma vez que a maioria
deles, não possui uma renda fixa, pois trabalham na agricultura; em
relação a estes aspectos constatou – se que a comunidade tem como
subsídios para sua sustentação habitual desenvolvem plantações,
tais como: de milho, feijão, verduras entre outros produtos
agrícolas; Inclusive, leva seus filhos para que os auxiliem na
realização destas tarefas, conseqüentemente originando defasagem
na aprendizagem dos mesmos.
MISSÃO
A missão da escola consiste
em formar homens e mulheres conscientes do seu papel na sociedade.
Esse papel não deve ser de forma passiva, mas sim, ativa, onde o
aluno seja agente transformador do mundo à sua volta. Porém, para
que aconteça essa transformação, o grupo gestor, corpo docente,
funcionários e todos que compõem a escola devem buscar chamar a
atenção dos alunos, não somente através das aulas ministradas,
mas também através de eventos sócio-culturais, esportivos,
religiosos e, até mesmo, na convivência em grupo na escola.
Acompanhar o aluno na sua
formação formal e informal, oferecendo um ensino de qualidade para
que no futuro sejam cidadãos conhecedores dos seus direitos e
deveres com qualificação para escolher ou optar por um trabalho
digno, desenvolvendo – o com consciência e qualidade.
VISÃO
DA ESCOLA
Uma escola que está sempre
buscando o aprender, garantindo um conhecimento essencial que
acompanhe as transformações tecnológicas, possibilitando assim,
direito ao saber cultural, ético e Científico. Uma escola com
instruções coletivas (alunos, professores, funcionários, família
e comunidade) oportunizando a todos construir uma trajetória de
sucessão com participação e respeito mutuo, buscando sempre o
aperfeiçoamento.
QUADRO
DE METAS E ESTRATÉGIAS
METAS
|
ESTRATÉGIAS
|
Elevar
em 80% a auto-estima dos alunos, professores e funcionários, de
modo a garantir o melhor desempenho na aprendizagem, oferecendo
melhores condições para que atuem de forma eficaz e consigam uma
boa preparação intelectual, coletiva e moral para assumir sua
posição na sociedade.
|
-
Dinâmica de grupo.
|
Proporcionar
ao educando um ensino de qualidade que possa favorecer o
crescimento intelectual do mesmo, procurando minimizar em 90% o
índice de evasão escolar, fazendo um trabalho conjunto e
cooperativo na construção de uma educação de qualidade.
|
-
Aulas expositivas.
|
Resgatar
e ampliar em 70% os momentos de convivência dos alunos, através
de recursos disponíveis, por meio de jogos e brincadeiras.
|
-
Gincanas culturais.
|
Assegurar
e subsidiar 100% os conteúdos abordados, no intuito de que os
alunos consigam assimilar corretamente os conceitos na matemática,
viabilizando o ensino e a prática do dia-a-dia em suas
respectivas séries.
|
-
Produções artísticas.
|
Melhorar
em 95% o processo de ensino-aprendizagem de 1º ao 5º ano,
especificamente na área de Língua Portuguesa, através de
leitura e escrita.
|
-
Tarefas intra e extraclasse.
|
Implantar
em 70% o envolvimento de voluntários nos trabalhos com alunos,
bem como contribuição de reforço escolar com alunos de 1º ao
5º ano, na área de leitura, escrita e cálculos matemáticos.
|
-
Participação em atividades competitivas que estimulem o
desenvolvimento social.
|
Reduzir
em 10% a taxa de evasão escolar.
|
-
Canções em temática sobre a vida;
-
Aplicação de brincadeiras, jogos, danças, músicas etc.
-
Histórias em quadrinhos;
-
Dinâmica de leitura;
-
Construção de maquetes.
|
Escola
de Ensino Fundamental José Firmino Filho
PLANO
DE AÇÃO DO
NÚCLEO
GESTOR
Maria
do Carmo Lecínio Pessoa Barbosa
Juazeiro
do Norte, 2012
OBJETIVOS
Geral
Garantir uma educação de qualidade para
nossos alunos, tanto em relação à compreensão dos conteúdos,
como para compreender e transformar o mundo à sua volta.
Específicos
- Desenvolver a capacidade de leitura e interpretação dos alunos, proporcionando aos mesmos o domínio da leitura e do cálculo;
- Buscar meios eficazes para minimizar o índice de evasão escolar, assegurando assim o sucesso de todos os alunos;
- Estabelecer um programa de parcerias e voluntários, no intuito de integrar a escola com a comunidade;
- Desenvolver competências e habilidades básicas necessárias à inserção do aluno na sociedade, como forma de perceber-se como protagonista na produção histórico-cultural da humanidade.
- Utilizar as diferentes linguagens – verbais, musical, matemática, gráfica, plástica e corporal – como meio de produzir, expressar e comunicar suas idéias.
- Propiciar oportunidades para que o aluno desenvolva sua capacidade criadora e o seu senso crítico, utilizando dados, fatos, fenômenos e conhecimentos como elementos de interpretação crítica e intervenção sobre a realidade.
METAS E ESTRATÉGIAS
META:
Elevar em 80%a auto-estima dos alunos, professores e funcionários,
de modo a garantir o melhor desempenho na aprendizagem, oferecendo
melhores condições para que atuem de forma eficaz e consigam uma
boa preparação intelectual, coletiva e moral para assumir sua
posição na sociedade.
ESTRATÉGIA:
Trabalhar com dinâmica de grupo.
META:
Proporcionar ao educando um ensino de qualidade que possibilite o
crescimento intelectual do mesmo, no intuito de minimizar em 90% o
índice de evasão escolar, desenvolvendo um trabalho conjunto e
cooperativo a favor de uma educação de qualidade.
ESTRATÉGIA:
Realizar visitas domiciliares, reforço escolar e reforço paralelo
em sala de aula.
META:
Resgatar e ampliar em 70% os
momentos de convivência dos alunos, através de recursos
disponíveis, por meio de jogos e brincadeiras.
ESTRATÉGIA:
Promover gincanas culturais.
META:
Assegurar o envolvimento de pelo menos 60% dos alunos no projeto
criado e desenvolvido pela E.E.F. José Firmino Filho, o qual versa
sobre a defesa do meio ambiente, conscientizando-os de que a
preservação desse deve começar pelo próprio local no qual estamos
inseridos.
ESTRATÉGIAS:
Confeccionar cartazes com fotos e frases relativas à preservação
do meio ambiente. Pesquisar e apresentar trabalhos que envolvam a
ecologia e o meio ambiente.
META:
Assegurar e subsidiar 90% os conteúdos abordados, no intuito de que
os alunos consigam assimilar corretamente os conceitos básicos de
matemática para garantir o ensino prático do dia-a-dia em suas
respectivas séries.
ESTRATÉGIA:
Utilizar a tabuada na escola, promovendo competições, gincanas e
premiações.
META:
Implantar em 70% o envolvimento de voluntários nos trabalhos com
alunos, assim como contribuir para o reforço escolar com alunos da
1º ao 5º ano, particularmente na área de leitura, escrita e
cálculos matemáticos.
ESTRATÉGIAS:
Trabalhar com atividades práticas, envolvendo jogos. Incentivar a
leitura de livros de história encantada.
META:
Melhorar em 95% a horta de plantas medicinais para auxílio no
tratamento de vários tipos de problemas de saúde.
ESTRATÉGIA:
Envolver todos que fazem a escola (núcleo gestor, funcionários,
professores, alunos e comunidade) para que juntos possam trabalhar em
prol do bem comum.
MEIOS: RECURSOS HUMANOS E RECURSOS MATERIAIS
A
Escola
de
Ensino
Fundamental José Firmino
Filho, vem desenvolvendo vários projetos com o objetivo de elevar a
auto-estima dos alunos, melhorando assim o processo de
ensino-aprendizagem, principalmente na área de Língua Portuguesa e
Matemática. Dentre os trabalhos realizados, destacam-se: Projeto
Horta Medicinal, Projeto de Leitura (destacando as datas
comemorativas), e Projeto Tabuada na Escola. Não poderíamos deixar
de mencionar ainda a Campanha: “A defesa do meio ambiente começa
na nossa escola”.
Todos esses trabalhos são realizados com a
participação de alguns professores , os quais estão dispostos a
colaborar com a coordenação da escola para o sucesso dos alunos.
A mudança da busca do ensino-aprendizagem pelo aprender a aprender
será um imperativo e os educadores precisarão mudar nessa direção
para conservarem o nível de emprego”.
Diante do êxito desses trabalhos faz-se
necessário pensar cada vez mais em uma pedagogia de projetos que
envolva a participação de toda comunidade escolar, para que juntos
possamos discutir, planejar e direcionar atividades que levem a
mudanças políticas na escola.
Vale salientar que para a realização de
todas essas atividades precisamos de recursos materiais, os quais são
difíceis de ser adquiridos, fazendo-se necessário que o núcleo
gestor e alguns professores costeie essas despesas.
Apesar de todas as dificuldades pelas quais
a nossa escola vem enfrentando atualmente, é gratificante contribuir
com essas atividades, uma vez que os resultados são bastante
satisfatórios, conduzindo os alunos a aprenderem conteúdos
significativos e a desenvolver capacidades necessárias para atuarem
como cidadãos em todas as instâncias de sua vida.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
As atividades realizadas na E. E. F. José
Firmino Filho, estão voltadas para a campanha de preservação do
meio ambiente, o Projeto Horta Medicinal, Projeto Tabuada na Escola,
Projeto de Arte e Educação (destacando as datas comemorativas).
Todos eles têm por objetivo resgatar o civismo na nossa escola. Vale
salientar que no decorrer do ano letivo, procuramos promover
palestras na escola sobre os valores da família e outros assuntos
que venham melhorar o ambiente e o rendimento de professores, alunos,
núcleo gestor, funcionários, família e comunidade.
6.1. Agenda de trabalho
Anual
Ações
(o que)
|
Justificativa
(por que)
|
Responsável
(quem)
|
Período
(quando)
|
Detalhamento
da ação (como)
|
Organizar
a sala de leitura
|
Por
acreditar ser este o caminho que melhore o desempenho na leitura
|
Núcleo
gestor e professor responsável pela sala
|
Semestral
|
Adquirir
material necessário
|
Reuniões
periódicas com os pais
|
Para
conscientizar-los da importância do acompanhamento familiar
|
Núcleo
gestor e professores
|
Bimestral
|
Através
de diálogo, palestras e seminários
|
Motivar
os alunos a criar expectativa de futuro
|
Incentivar
a projetar metas para o futuro
|
Núcleo
gestor
|
Mensal
|
Através
de textos, palestras, filmes, mensagens
|
Propiciar
um ambiente acolhedor
|
Para o
aluno sentir-se bem na escola
|
Núcleo
gestor
|
Diariamente
|
Ambiente
organizado e acolhedor
|
Data
Comemorativas
|
Para
despertar nos educando o gosto pela cultura
|
Diretor
e Professor
|
Semestral
|
Fazendo
parcerias com entidades que possam patrocinar a premiação
|
Visita
as famílias
|
Para
conhecer a realidade em que o aluno está inserido
|
Núcleo
gestor
|
Bimestral
|
Visitando
as famílias principalmente dos alunos faltosos e explicando a
importância da escola
|
Promover
caminhada cívica
|
Para
trabalhar a conscientização de nossos alunos e amor pela pátria.
|
Núcleo
gestor e professores
|
Setembro
|
Realizando
caminhada em toda comunidade como também as escolas nucleadas
|
Família
na escola
|
Conscientizar
da importância do acompanhamento
|
Núcleo
Gestor
|
Anual
|
Promovendo
oficinas e palestras
|
Acompanhar
o rendimento do aluno
|
Ter
conhecimento e pensar estratégias para ajudá-lo
|
Secretária
e pedagógica
|
Bimestral
|
Através
das notas repassadas pelos professores
|
Conscientizar
os alunos da valorização do patrimônio público
|
Para
conscientizá-los que o patrimônio é de todos
|
Núcleo
gestor e professores
|
Diário
|
Através
de conversas diárias, textos e filmes
|
Maior
interação do núcleo gestor com a escola e a comunidade
|
Para
desenvolver uma boa relação com toda escola e comunidade
|
Núcleo
gestor
|
Semestral
|
Atividades
sociais
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário