PPP - Projeto Político Pedagógico


APRESENTAÇÃO DA ESCOLA

A escola de Ensino Fundamental José Firmino Filho, está localizada no Sitio Carneiro, no Município de juazeiro do Norte – Ceará, tendo como ponto de referencia o açude dos carneiros. Foi fundada na gestão do Senhor prefeito Manoel Salviano Sobrinho; e inaugurada um ano depois, já na administração do Senhor Prefeito Carlos Alberto da Cruz. A escola recebeu esta nomenclatura pelo fato do terreno ter sido doado pelo Senhor José Firmino Neto Homenageando seu Genitor.
Sua estrutura física é composta por duas salas de aulas, uma diretoria que divide seu espaço com a secretaria, uma cantina, um depósito destinado para a merenda escolar, outro destinado para o material de limpeza.
A administração da escola está desde 1994 sob a responsabilidade da Professora Maria do Carmo Lecínio Pessoa Barbosa e seu quadro funcional é composta por: um diretor, três professores, um auxiliar de serviços gerais e um vigia.
Partindo do pressuposto que a escola é uma extensão da família, uma extensão da sociedade, a mesma pode contar com a participação, entrosamento e conscientização sincera de todos que faz, para obtenção da melhoria no crescimento e no reconhecimento da cidadania perante a comunidade para que no futuro próximo visualizar uma sociedade digna de qualquer cidadão
Atende a uma clientela carente, mas que acredita que a educação é o caminho certo para minimizar seus problemas e para a melhoria de vida. No intuito de suprir as dificuldades existentes em nossa comunidade, a escola desenvolve o seu Projeto Político Pedagógico, uma vez que o mesmo está voltado para o atendimento das necessidades sócio- políticas dos alunos. Por esse motivo considera-se fundamental a articulação entre a escola e comunidade..
A clientela da escola é carente em vários aspectos, principalmente na esfera social que conseqüentemente incuti no ensino – aprendizagem. São alunos do Próprio Sitio, com alguns dos sítios vizinhos; Constituída de Crianças e adolescentes, na faixa etária de 06 à 14 anos.
A comunidade do Sitio Carneiro é, constituída por famílias de baixo poder aquisitivo e que grande parte destas, trabalha em serviços eventuais; as mulheres, além da tarefa doméstica, têm que trabalhar no roçado, ou como cozinheira em casa de família, ou como vendedora ambulante; os homens, por sua vez, não podem arcar com as despesas da casa, uma vez que a maioria deles, não possui uma renda fixa, pois trabalham na agricultura; em relação a estes aspectos constatou – se que a comunidade tem como subsídios para sua sustentação habitual desenvolvem plantações, tais como: de milho, feijão, verduras entre outros produtos agrícolas; Inclusive, leva seus filhos para que os auxiliem na realização destas tarefas, conseqüentemente originando defasagem na aprendizagem dos mesmos.







MISSÃO
A missão da escola consiste em formar homens e mulheres conscientes do seu papel na sociedade. Esse papel não deve ser de forma passiva, mas sim, ativa, onde o aluno seja agente transformador do mundo à sua volta. Porém, para que aconteça essa transformação, o grupo gestor, corpo docente, funcionários e todos que compõem a escola devem buscar chamar a atenção dos alunos, não somente através das aulas ministradas, mas também através de eventos sócio-culturais, esportivos, religiosos e, até mesmo, na convivência em grupo na escola.
Acompanhar o aluno na sua formação formal e informal, oferecendo um ensino de qualidade para que no futuro sejam cidadãos conhecedores dos seus direitos e deveres com qualificação para escolher ou optar por um trabalho digno, desenvolvendo – o com consciência e qualidade.


VISÃO DA ESCOLA

Uma escola que está sempre buscando o aprender, garantindo um conhecimento essencial que acompanhe as transformações tecnológicas, possibilitando assim, direito ao saber cultural, ético e Científico. Uma escola com instruções coletivas (alunos, professores, funcionários, família e comunidade) oportunizando a todos construir uma trajetória de sucessão com participação e respeito mutuo, buscando sempre o aperfeiçoamento.






QUADRO DE METAS E ESTRATÉGIAS
METAS
ESTRATÉGIAS
Elevar em 80% a auto-estima dos alunos, professores e funcionários, de modo a garantir o melhor desempenho na aprendizagem, oferecendo melhores condições para que atuem de forma eficaz e consigam uma boa preparação intelectual, coletiva e moral para assumir sua posição na sociedade.
- Dinâmica de grupo.
Proporcionar ao educando um ensino de qualidade que possa favorecer o crescimento intelectual do mesmo, procurando minimizar em 90% o índice de evasão escolar, fazendo um trabalho conjunto e cooperativo na construção de uma educação de qualidade.
- Aulas expositivas.
Resgatar e ampliar em 70% os momentos de convivência dos alunos, através de recursos disponíveis, por meio de jogos e brincadeiras.
- Gincanas culturais.
Assegurar e subsidiar 100% os conteúdos abordados, no intuito de que os alunos consigam assimilar corretamente os conceitos na matemática, viabilizando o ensino e a prática do dia-a-dia em suas respectivas séries.
- Produções artísticas.
Melhorar em 95% o processo de ensino-aprendizagem de 1º ao 5º ano, especificamente na área de Língua Portuguesa, através de leitura e escrita.
- Tarefas intra e extraclasse.
Implantar em 70% o envolvimento de voluntários nos trabalhos com alunos, bem como contribuição de reforço escolar com alunos de 1º ao 5º ano, na área de leitura, escrita e cálculos matemáticos.
- Participação em atividades competitivas que estimulem o desenvolvimento social.
Reduzir em 10% a taxa de evasão escolar.
- Canções em temática sobre a vida;
- Aplicação de brincadeiras, jogos, danças, músicas etc.
- Histórias em quadrinhos;
- Dinâmica de leitura;
- Construção de maquetes.











Escola de Ensino Fundamental José Firmino Filho
















PLANO DE AÇÃO DO
NÚCLEO GESTOR




Maria do Carmo Lecínio Pessoa Barbosa


















Juazeiro do Norte, 2012

OBJETIVOS



Geral

Garantir uma educação de qualidade para nossos alunos, tanto em relação à compreensão dos conteúdos, como para compreender e transformar o mundo à sua volta.

Específicos

  • Desenvolver a capacidade de leitura e interpretação dos alunos, proporcionando aos mesmos o domínio da leitura e do cálculo;
  • Buscar meios eficazes para minimizar o índice de evasão escolar, assegurando assim o sucesso de todos os alunos;
  • Estabelecer um programa de parcerias e voluntários, no intuito de integrar a escola com a comunidade;
  • Desenvolver competências e habilidades básicas necessárias à inserção do aluno na sociedade, como forma de perceber-se como protagonista na produção histórico-cultural da humanidade.
  • Utilizar as diferentes linguagens – verbais, musical, matemática, gráfica, plástica e corporal – como meio de produzir, expressar e comunicar suas idéias.
  • Propiciar oportunidades para que o aluno desenvolva sua capacidade criadora e o seu senso crítico, utilizando dados, fatos, fenômenos e conhecimentos como elementos de interpretação crítica e intervenção sobre a realidade.





METAS E ESTRATÉGIAS



META: Elevar em 80%a auto-estima dos alunos, professores e funcionários, de modo a garantir o melhor desempenho na aprendizagem, oferecendo melhores condições para que atuem de forma eficaz e consigam uma boa preparação intelectual, coletiva e moral para assumir sua posição na sociedade.
ESTRATÉGIA: Trabalhar com dinâmica de grupo.
META: Proporcionar ao educando um ensino de qualidade que possibilite o crescimento intelectual do mesmo, no intuito de minimizar em 90% o índice de evasão escolar, desenvolvendo um trabalho conjunto e cooperativo a favor de uma educação de qualidade.
ESTRATÉGIA: Realizar visitas domiciliares, reforço escolar e reforço paralelo em sala de aula.
META: Resgatar e ampliar em 70% os momentos de convivência dos alunos, através de recursos disponíveis, por meio de jogos e brincadeiras.
ESTRATÉGIA: Promover gincanas culturais.
META: Assegurar o envolvimento de pelo menos 60% dos alunos no projeto criado e desenvolvido pela E.E.F. José Firmino Filho, o qual versa sobre a defesa do meio ambiente, conscientizando-os de que a preservação desse deve começar pelo próprio local no qual estamos inseridos.
ESTRATÉGIAS: Confeccionar cartazes com fotos e frases relativas à preservação do meio ambiente. Pesquisar e apresentar trabalhos que envolvam a ecologia e o meio ambiente.
META: Assegurar e subsidiar 90% os conteúdos abordados, no intuito de que os alunos consigam assimilar corretamente os conceitos básicos de matemática para garantir o ensino prático do dia-a-dia em suas respectivas séries.
ESTRATÉGIA: Utilizar a tabuada na escola, promovendo competições, gincanas e premiações.
META: Implantar em 70% o envolvimento de voluntários nos trabalhos com alunos, assim como contribuir para o reforço escolar com alunos da 1º ao 5º ano, particularmente na área de leitura, escrita e cálculos matemáticos.
ESTRATÉGIAS: Trabalhar com atividades práticas, envolvendo jogos. Incentivar a leitura de livros de história encantada.
META: Melhorar em 95% a horta de plantas medicinais para auxílio no tratamento de vários tipos de problemas de saúde.
ESTRATÉGIA: Envolver todos que fazem a escola (núcleo gestor, funcionários, professores, alunos e comunidade) para que juntos possam trabalhar em prol do bem comum.












MEIOS: RECURSOS HUMANOS E RECURSOS MATERIAIS


A Escola de Ensino Fundamental José Firmino Filho, vem desenvolvendo vários projetos com o objetivo de elevar a auto-estima dos alunos, melhorando assim o processo de ensino-aprendizagem, principalmente na área de Língua Portuguesa e Matemática. Dentre os trabalhos realizados, destacam-se: Projeto Horta Medicinal, Projeto de Leitura (destacando as datas comemorativas), e Projeto Tabuada na Escola. Não poderíamos deixar de mencionar ainda a Campanha: “A defesa do meio ambiente começa na nossa escola”.
Todos esses trabalhos são realizados com a participação de alguns professores , os quais estão dispostos a colaborar com a coordenação da escola para o sucesso dos alunos. A mudança da busca do ensino-aprendizagem pelo aprender a aprender será um imperativo e os educadores precisarão mudar nessa direção para conservarem o nível de emprego”.
Diante do êxito desses trabalhos faz-se necessário pensar cada vez mais em uma pedagogia de projetos que envolva a participação de toda comunidade escolar, para que juntos possamos discutir, planejar e direcionar atividades que levem a mudanças políticas na escola.
Vale salientar que para a realização de todas essas atividades precisamos de recursos materiais, os quais são difíceis de ser adquiridos, fazendo-se necessário que o núcleo gestor e alguns professores costeie essas despesas.
Apesar de todas as dificuldades pelas quais a nossa escola vem enfrentando atualmente, é gratificante contribuir com essas atividades, uma vez que os resultados são bastante satisfatórios, conduzindo os alunos a aprenderem conteúdos significativos e a desenvolver capacidades necessárias para atuarem como cidadãos em todas as instâncias de sua vida.


CRONOGRAMA DE ATIVIDADES



As atividades realizadas na E. E. F. José Firmino Filho, estão voltadas para a campanha de preservação do meio ambiente, o Projeto Horta Medicinal, Projeto Tabuada na Escola, Projeto de Arte e Educação (destacando as datas comemorativas). Todos eles têm por objetivo resgatar o civismo na nossa escola. Vale salientar que no decorrer do ano letivo, procuramos promover palestras na escola sobre os valores da família e outros assuntos que venham melhorar o ambiente e o rendimento de professores, alunos, núcleo gestor, funcionários, família e comunidade.


6.1. Agenda de trabalho Anual


Ações (o que)
Justificativa (por que)
Responsável (quem)
Período (quando)
Detalhamento da ação (como)
Organizar a sala de leitura
Por acreditar ser este o caminho que melhore o desempenho na leitura
Núcleo gestor e professor responsável pela sala
Semestral
Adquirir material necessário
Reuniões periódicas com os pais
Para conscientizar-los da importância do acompanhamento familiar
Núcleo gestor e professores
Bimestral
Através de diálogo, palestras e seminários
Motivar os alunos a criar expectativa de futuro
Incentivar a projetar metas para o futuro
Núcleo gestor
Mensal
Através de textos, palestras, filmes, mensagens
Propiciar um ambiente acolhedor
Para o aluno sentir-se bem na escola
Núcleo gestor
Diariamente
Ambiente organizado e acolhedor
Data Comemorativas
Para despertar nos educando o gosto pela cultura
Diretor e Professor
Semestral
Fazendo parcerias com entidades que possam patrocinar a premiação
Visita as famílias
Para conhecer a realidade em que o aluno está inserido
Núcleo gestor
Bimestral
Visitando as famílias principalmente dos alunos faltosos e explicando a importância da escola
Promover caminhada cívica
Para trabalhar a conscientização de nossos alunos e amor pela pátria.
Núcleo gestor e professores
Setembro
Realizando caminhada em toda comunidade como também as escolas nucleadas
Família na escola
Conscientizar da importância do acompanhamento
Núcleo Gestor
Anual
Promovendo oficinas e palestras
Acompanhar o rendimento do aluno
Ter conhecimento e pensar estratégias para ajudá-lo
Secretária e pedagógica
Bimestral
Através das notas repassadas pelos professores
Conscientizar os alunos da valorização do patrimônio público
Para conscientizá-los que o patrimônio é de todos
Núcleo gestor e professores
Diário
Através de conversas diárias, textos e filmes
Maior interação do núcleo gestor com a escola e a comunidade
Para desenvolver uma boa relação com toda escola e comunidade
Núcleo gestor
Semestral
Atividades sociais


Nenhum comentário:

Postar um comentário